Notícias

1 17/05/2024 19:20

Em um esforço conjunto para atualizar e aprimorar a estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Ministério da Saúde, com o apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde, realizará um censo dessas unidades em todo o território nacional. Na Bahia, caberá à Secretaria da Saúde do Estado a coordenação da iniciativa.

Neste cenário, a coordenadora executiva de fortalecimento do SUS na Bahia, Roberta Sampaio, juntamente com o diretor da Atenção Básica do Estado da Bahia, Marcus Prates, apresentou, nesta sexta-feira (17), o projeto a 70 técnicos e apoiadores estratégicos dos municípios.

A iniciativa conta com o apoio dos Conselhos dos Secretários Municipais de Saúde do Estado da Bahia (Cosems-BA) e da União dos Municípios da Bahia (UPB).

De acordo com Sampaio, o movimento busca responder às necessidades emergentes de saúde pública e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

“A iniciativa marca a retomada das atividades de levantamento das condições de infraestrutura, equipamentos e processos de trabalho, que não eram revisados desde 2012”, alerta, ao apontar ainda a necessidade de uma base sólida de dados para a tomada de decisões que realmente melhorem a saúde da população.

A reunião visou alinhar os esforços para o censo estadual das UBS, enfocando especialmente a infraestrutura e a oferta de serviços.

"Este censo é uma oportunidade para reavaliarmos e reforçarmos as bases do nosso atendimento primário", declarou Marcus Prates.

As atividades para o censo também envolverão a criação de grupos de trabalho e a realização de reuniões com secretários municipais de saúde, reforçando a necessidade de uma abordagem integrada e colaborativa para melhorar os serviços de saúde em todo o estado.

O censo é uma das etapas cruciais para a revitalização do SUS, oferecendo uma base de conhecimento renovada que pode direcionar investimentos e reformas nos serviços de saúde para os próximos anos.







Rua João Fraga Brandão, 473A - 1º Andar - Centro - Jacobina/BA. CEP: 44.700-000
Tel.: (74) 3621-7474 | 9 9121-7888 | 9 9983-4318 | 9 8130-6939 | 9 9148-0077 (Whatsapp) - A Rádio que mais cresce na Bahia!
©2016 - Rádio Jaraguar - Todos os direitos reservados.